sexta-feira, 14 de agosto de 2015

Bronze e Prata. Suas diferenças e como subir em cada um

OBS: ESTE POST SE TRATA DA SEASON 5. O META PODE TER MUDADO MAS O ASPECTO GERAL DAS DICAS CONTINUA VALENDO!

1. Micro e Macro no Warcraft 3 e Starcraft 2

Antes de League of Legends, eu jogava Starcraft 2 e Warcraft 3 a um nível 'semi profissional' no competitivo brasileiro, qd tinha entre 12-17 anos. São 2 jogos de estilo estratégico, individual e q vc precisa controlar seu exército e economia p/ ganhar do adversário.

Nesses jogos, se o inimigo resolve atacar sua base ao mesmo tempo em 2 diferentes localidades, cabe a vc reagir antes que ele ganhe o jogo. Aqui já temos dois conceitos: o conceito micro e o conceito macro.

Micro: sua economia (base) está em chamas, então vc precisa tirar os seus trabalhadores do alvo de ataque. Ao mesmo tempo, vc precisa pegar a sua tropa e dar o contra-ataque, posicionando elas da melhor maneira possível, e fazer com q as tropas mais valiosas não morram (ás vezes isso exige selecionar uma por uma em diferentes segundos).

Macro: ao mesmo tempo q vc está micrando suas unidades para o melhor posicionamento e tirando os trabalhadores do perigo, vc já precisa pensar em maneiras alternativas para a sua economia continuar rodando (como tentar expandir em um lugar que o inimigo não tem visão) e continuamente fortalecer seu exército.

EM TESE: Um jogador que só sabe micrar, eventualmente vai perder pro inimigo pq ele está com a economia fortalecida. Vc ganha a batalha mas perde a guerra. E se vc só sabe macrar e não micrar, pode morrer por completo em uma ofensiva do inimigo porque não conseguiu conter o ataque micrando bem seu exército do momento.


O QUE ISSO TEM A VER COM LOL?

È a mesma coisa: Vamos substituir MICRO por MECÂNICA de JOGO e MACRO por VISÃO DE JOGO. Se vc falha em 1 um e é bom no outro, só vai atingir um certo elo e nunca mais conseguir subir, como acontece com muitos de vcs.

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2. Mecânica de jogo vs Visão de jogo - do bronze ao prata


2.1 BRONZE: 


Se você está no Bronze (1 a 5), pode ter certeza que sua mecânica e visão de jogos são horríveis. Se nega isso, provavelmente vai continuar no bronze eternamente, culpando sempre os afks, feeders, trolls e outros. Neste elo temos situações bizarras de Malzahar suporte com ignite e clareza (aquele summoner spell que restaura mana). Pessoas que fazem isso geralmente não acompanham discussões do jogo (em fóruns ou conversa com amigos), e aí ficam presas em um mundo próprio.

Existe uma famosa Katarina no servidor americano que desde a S3 continua no Bronze V, jogando de Katarina AD e com Armadura de Espinhos.

Vc duvida? Clique na imagem e ainda vai ver o cara stompando com Renekton full ad.


Ou seja:

Vc não vai sair do Bronze enqt não mudar os conceitos mais básicos possível de ranked. Como quebrar os conceitos errados?

Se deseja algo PRÁTICO, como as runas, masteries, feitiços e ordem das habilidades para upar, sugiro entrar nesse link: http://www.probuilds.net/champions/Katarina 

O site acima mostra como os pro players do competitivo, incluindo regiões do Brasil, NA, Europa e Korea, usam champion X em solo queue.

Se deseja algo TEÓRICO, como dicas de como agir em teamfights com o champion, sugiro o site: http://www.lolking.net/champions/katarina#guides

Msm não sabendo inglês, há sites BRs próprios para isso (não sei o nome) ou até mesmo neste deve ter guia em português.


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MATAMOS A QUESTÃO DE NOÇÃO BÁSICA GERAL? 

Ainda não...

Os jogadores do bronze, seja no top, jungle, mid e bot, tendem a ignorar por completo o jogo todo, focando neles mesmos, ali na lane. O cérebro está direcionado a apenas uma parte do monitor, que é a tela onde o seu champion está, em um espaço tão pequeno que esquece os outros 90% da tela.

E aí o que acontece? Ele faz trocas desnecessárias (resolve agressivar e toma o dano dos minions), perde a mana muito rápido porque spamma habilidades sem pensar, e por incrível que pareça, DÁ CERTO e ele mata o inimigo. Pq da mesma forma que ele não tem noção alguma, o inimigo não tem.

O inimigo morre, nasce de novo, e morre de novo. Ou vc mata mas acaba morrendo para outra pessoa. O jogo fica tão "REGULAR" que praticamente tem 2 mortes por minuto no jogo todo, justamente porque jogam focando neles mesmos e ignorando por completo o resto do jogo, seja seus aliados, os outros inimigos, torres e itens.

O resultado final é um jogo que costuma durar de 40 a 60 minutos, todo mundo full build, 0 objetivos conquistados e ganha não quem matou mais, e sim o time que resolveu matar logo o Nexus.

Estou generalizando? Provavelmente sim. Há uma pequena diferença do Bronze V para o Bronze I, mas bem PEQUENA mesmo, porque no geral os jogos são assim.

Matta, como posso sair do Bronze então? Vou dar 4 dicas importantes que vale para o Bronze e um pedaço do Prata

Dicas mais específicas só mesmo vc avaliando oq vc está fazendo de errado (ou uma pessoa capaz disso seja seu amigo ou coach), para então vc conseguir subir de elo naturalmente.

1) Comece a estudar o champion que vc vai jogar. Entre nos sites e veja o que a galera usa de itens (reler o começo da parte de BRONZE deste post), skills que upam e outras coisas (tb pode perguntar a mim por e-mail ou Face, mas não garanto poder responder logo). Veja se o seu champion countera ou não o champion inimigo.

Isso já é o suficiente para você ganhar uma noção relativa de como os champions operam e acredite ou não, vai te dar uma vantagem IMENSA em relação a quem está contra.

2) Jogue PASSIVO. Só FARME, farme e FARME. Esqueça que vc quer matar os outros. Vc quer apenas farmar. Por que fazer isso? Pq o seu oponente não leu minhas dicas, e ele vai querer te matar sem pensar nas consequências. É só esperar ele tentar 'te agressivar,' dar outplay ou qualquer coisa. O que vai acontecer é os seus minions matando ele, ou a sua torre dando hit nele, e aí você vai acumulando esses erros do adversário, que melhora sua própria noção geral de jogo enquanto sobe de elo.

3) Não adianta jogar passivo e farmar sem OBJETIVOS. De novo, esqueça que matar os outros fará vc ganhar o jogo. O que fará ganhar são TORRES! Vcs deram ACE no time inimigo? Então leve torre, não vá para base ainda. O seu time resolveu ir para base? Pinga 1000x para destruir a torre (e aí provavelmente vão seguir sua call). E mesmo se não fizerem isso, que seja você com um Karthus  dando hit na torre enquanto os inimigos não nasceram.

4) A sua bot lane está 0-4 contra um Draven inimigo 4-0? Foda-se. Enqt seu time discute de quem é a culpa (e podem até culpar vc sem ter culpa alguma!), simplesmente liga o foda-se e não DISCUTA. Falar é fácil, mas aí vai uma dica importante: se vc começar a pensar que aquelas kills não fazem diferença alguma (porque os bronzes tendem a pegar só kills e não objetivos), eventualmente VOCÊ vai ganhar o jogo com objetivos e erros do time inimigo (reler #2 e #3), e ao ter a noção, pouco importa se seu time está feedando ou não. Deixem eles discutir, coloque uma música que vc gosta tanto de ouvir e viva o momento jogando ranked! Acho que essa dica #4 serve para quebrar o mito que seu time pesa muito.




2.2 PRATA: 


No Prata os jogadores ainda assim possuem uma noção horrível de quais itens comprar (e vc não vai mais cometer o erro conforme expliquei na parte do Bronze, certo?). È comum ver um Xin Zhao jungle, do seu time ou time inimigo, simplesmente buildar FULL DANO e 0 itens de defesa. A noção de jogo dele é que quanto mais itens de dano tiver, mais dano vai dar. Isso é mentira, e aqui o motivo:

Se vc é um herói melee, que dá muito dano e não tem um mecanismo tão forte de defesa (como o ult do Tryndamere), ao buildar mais dano para justamente, dar mais dano, vc vai morrer tão rápido que mal teve a oportunidade de dar 1 ou 2 auto attack. É por isso q esses heróis são chamados de 'bruisers' - eles buildam um pouco de dano para depois ir full defesa, e assim aguentar a teamfight. Esse raciocínio é parecido com a grande mentira de que "Vayne da outscale em Caitlyn". Caitlyn pode dar muito mais dano em uma Vayne em 60 min de jogo pelo motivo dela ter um range gigantesco, buildar 6 itens de dano e a Vayne, com pouco range, precisa dedicar 1 slot de seu inventário para defesa, se não morre antes da teamfight começar.

Então para a galera do Prata, recomendo FORTEMENTE repensar em como vcs devem buildar seus champions.

Em lane phase, a galera do PRATA não é tão ruim assim. Qd eu streamava em dezembro de 2014, eu cheguei a jogar ranked contra o pessoal do prata e do bronze, e fiquei impressionado em como que no Prata a galera até que joga bem nesse quesito (não a maioria, mas ainda assim um número razoável).

O Yoda recentemente streamou jogando em uma conta na MD10, e em muitas partidas caiu contra Prata. Ele chegava a perder na lane phase contra essa galera mas ganhava depois.

E por que o prata continua no prata?

Diferente do bronze que é ruim tanto em noção quanto mecânica do jogo e lane phase, o Prata sabe que não dá para ficar trocando toda hora com o inimigo, mas ainda assim, comportam-se IGUAIS ao bronze em alguns aspectos de tomada de decisão.

i. O jungler prata resolve DIVAR um inimigo que está debaixo da torre e bem protegido (e aí o jungler e seu time morrem);

ii. O top laner Tryndamere prata implora para seu jungler WW LVL 3 gankar um Gnar. O Gnar nem zonear sabe, então não teria motivos do Trynda pedir ajuda se está farmando ok... 

iii. O mid laner prata não acompanha o roam do mid laner inimigo, e nem faz questão de pingar com antecedência para seu time que vão ganká-lo. 

iv. O adc prata, super feedado, entra na jungle inimiga, sozinho, morre e culpa o time.

v. O support prata não compra qualquer item de utilidade ou defesa e é solado por qualquer um time inimigo (geralmente terminam com score horrível).

Apesar de saberem que uma Miss Fortune precisa de FLASH (e não Ignite/Exaust como alguns do Bronze fariam), e nesse ponto, estão de parabéns por dar de 10 a 0 nos bronzes, possuem um problema imenso ao tomar decisão fora do escopo da lane phase.

Matta, como posso sair do Prata então? 

Dicas gerais:

1) Continua valendo a dica de ler mais sobre o champion q vc vai jogar e o qual vc está indo contra. Se já tem uma noção boa dos champions em geral, de itens e masteries, então já está em um caminho avançado para sair do prata.

2) Perceba onde o seu champion está caminhando e o que vai ganhar em troca. Devo dar facecheck (mostrar a cara) nesse arbusto sem ninguém do meu time por perto? Eu posso morrer? O jungler inimigo estaria aqui?

3) SEMPRE que for matar e dar all in em alguém, pense antes se o cara tem algo que pode te counterar por completo. Isso é de longe um dos maiores erros do Prata: uma Annie full damage resolve dar all-in em um Draven de BT + Barreira. Compensa vc gastar o flash da Annie, sem ter certeza alguma que o Draven iria morrer?

4) NÃO cometa o erro de buscar por kills que nem no bronze. Não seja um Talon 30/3/5 que depois vai culpar o seu time por ter perdido o jogo. Com esse tanto de kill vc não foi capaz nem de levar inibidor. Volto a repetir que kills não irá levar a nada se o time inimigo continuar insistindo. O que faz o time inimigo perder são objetivos (ex: torres e puxar com baron) + kills.

5) Use champions de muito crowd control. Champions como Tryndamere, Jax, Vayne, Katarina e assassinos em geral são muito comuns no Prata. Por serem comuns até demais (mais que no Gold para cima), abuse disso pegando champions com hard CC. Sim, aquele "corpo bronzodia" (algo como pernas do Amumu, braço do Blitz, cabeça do Malphite, coisa assim), são ótimos no Prata/Bronze. Por que? Pq dificilmente o time inimigo vai ter reação rápida o suficiente para desafiar de seu CC. A chance de vc acertar é alta!

Se chegou até aqui, só estou relembrando que é para REFLETIR tudo que falei no começo do post. Sem reflexão dos pontos levantados, nada acontece! Reforçando: você é Prata e vai jogar um ranked agora? Pense duas vezes antes de entrar em um lugar mal wardado e culpar seu time pela sua morte. Pense duas vezes ao querer matar alguém ou achar que está carregando o jogo matando tanto.

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Se acha que pode aproveitar ainda mais minhas dicas, estou começando a dar coach para qualquer elo: http://themattayahu.blogspot.com.br/2015/08/coach.html

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Mattayahu




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