sábado, 8 de agosto de 2015

Porque pickar o rei dos trolls como suporte não é tão troll assim

Faz poucos meses que apareceu Trundle pela primeira vez no competitivo, quando Yellowstar pickou o champion na lane de suporte e ganhou o jogo. Existe um challenger/mestre do servidor americano que também joga de Trundle suporte e se dá bem (Valkrin).

Por que Trundle suporte pode ser um bom pick? Apresento vários motivos!

1) O que Gragas, Maokai e Alistar têm em comum? Algum kit das habilidades deles permitem tankar mais dano que o necessário (Gragas com o W, Mao e Ali com o ult). Não só o ult do Trundle rouba stats do champion inimigo (como MR + Armor), mas por incrível que pareça também consegue reduzir o tanto que esses champions tankam. Por isso, se algum desses três champions estão no jogo (ou melhor ainda, os 3 no time inimigo), saiba que ultando qualquer um deles na teamfight vai deixá-los bem fraco!

2) Riot buffou muito o E do Trundle. Agora dá mais slow. Trundle suporte com uma build adequada (principalmente com Frozen Heart), faz ele ficar próximo do máximo de 40% de cooldown reduction que um champion no LoL pode ter. Maximizando o E e com cdr, você basicamente tem um pilar que dura por vários segundos e pode até spammar em teamfights.

3) O kit do Trundle como um todo também faz muito sentido como suporte: durante a lane phase a sua passiva regenera vida quando alguma unidade (seja inimiga ou não) morre por perto. Se ele toma poke de algum suporte ou adc inimigo chato (tipo E da Tristana e Q da Annie), é só ele ficar relativamente passivo que mesmo sem tomar pote de vida algum, a sua vida vai regenerar naturalmente quando os minions estão morrendo. É como se a passiva dele fosse um auto-heal do Alistar.

4) Além disso, quando ele usa o Q no ADC inimigo, faz com que o dano deste seja diminuído. Se não me engano (posso estar errado), mas no último level do Q se tu acerta um ADC, estará reduzindo o dano de ataque em cerca de 60-80. No lvl 1 reduz em 20, então ao pegar lvl 2, tente jogar um pilar no ADC e use o Q nele. Os seus stats naturalmente tanks e o fato de reduzir o dano ataque do ADC inimigo fará você e teu ADC ganharem a troca.

5) Pensando fora da bot lane: Hoje em dia está muito comum pegar Nidalee jungle ou Varus mid. São champions de poke. Se eles estão no seu time, se você usa o E no time inimigo, a chance da sua Nidalee ou Varus acertarem é muito alta. Então ele tem uma sinergia boa com champions de poke.

6) O pilar do Trundle natarualmente countera ADCs que não tem escape ou escape pouco viável, sendo um ótimo pick vs Kalista e até mesmo Tristana, já que o pulo dela tem um cast time alto e você pode tentar usar o E na hora que ela tenta pular, cancelando o pulo.

7) È recomendável usar masteries 0/9/21 para dar roam com o movespeed bonus das masteries + bota de mobilidade. Junto com seu W (que dá movespeed), ele corre muito.

Acho que todas essas dicas, sem exceção, estão bem longe de serem óbvias, e pouca gente portanto percebe os benefícios que ele de suporte pode trazer ao jogo! Não recomendo pegar vs champions que fogem facilmente do Trundle dele, ou de suportes como Bard e Janna, mas em pelo menos 50% das vezes que tentar ir suporte Trundle, será um pick viável!

2 comentários: